Estrada de prata

Estrada prateada é uma das metáforas mais bem conseguidas da literatura barroca e a sua escolha para título deste blogue teve em conta aspectos bem determinados e relacionados com os conteúdos específicos de literatura e arte com que trabalho. Foi recolhida na longa novela do Padre Mateus Ribeiro, Alívio de Tristes, Consolação de Queixosos, produzida nos meados do século XVII, num contexto conturbado de legitimação da ficção romanesca no quadro da literatura barroca. A invocação do prodesse e do delectare horacianos, da eutrapélia aristotélica e da «teoria da novela» defendida por Daniel Huet, justificam o tom moral e pedagógico do discurso. Sobretudo me interessa o facto de «estrada prateada» reiterar um dos tópicos fundamentais da produção alegórica, o tema do homo viator e da vida humana como peregrinatio.
A amplitude do tema possibilitou a convergência de outras categorias para além da literatura barroca, de modo mais evidente na literatura de viagens, mas também eficaz no contexto do discurso emblemático, onde os elementos visuais adquirem fundamental importância. E da representação visual dos conceitos passamos rapidamente para a pintura e para a fotografia. Outras viagens de importância não menos considerável. E ainda a poesia.
Escreverei das coisas que me comovem e de que gosto. Cruzarei memórias que só para mim fazem sentido mas que procurarei tornar evidentes. Partilharei trabalhos, escritas, imagens.

Fontes:

Folha de rosto, vol. I, edição de 1688.

Esta é, discreto peregrino, a relação da minha história, em que fui dilatado, para vos mostrar a variedade, que o mundo faz com suas mudanças, o pouco prémio, que interessa, quem o segue, o como no melhor falta, como só o buscar a Deus é caminho seguro, estrada prateada sem perigos, vida, em que só se vive, paz das almas, descanso do coração, alívio das tristezas, consolação das aflições; porque a maior gentileza dos cavaleiros no correr, consiste em saber airosamente parar.

Padre Mateus Ribeiro, Alívio de Tristes, 1688, Parte II, p. 238.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s