Escola de Bethlem

Escola de Belém. É tempo.

«Ocupo-me novamente do manual de meditação do Padre Alexandre de Gusmão, Escola de Bethlem, publicado em Évora, em 1678. Mesmo a propósito, às portas do Advento. No presépio, em cada pormenor, se encontra motivo de crescimento, do arrependimento à perfeição espiritual da via unitiva. Actualizei o texto.

Folha de rostoEscola de Belém, Alexandre de Gusmão, Évora, 1678
Folha de rosto
Escola de Belém, Alexandre de Gusmão, Évora, 1678

De muitas sortes, e por muitos modos (diz o Apóstolo S. Paulo escrevendo aos Hebreus) falando Deus Nosso Senhor antigamente a nossos Padres em os Profetas, por várias figuras, oráculos e revelações, por último nestes nossos dias nos falou em seu Filho Unigénito feito homem como nós; o qual com sua palavra, vida e exemplo nos ensinou aquela Sabedoria celestial nunca de antes praticada, não a uma só cidade, reino ou nação, como aos Profetas, senão ao mundo todo, como Luz das gentes e Mestre universal de todos; não por figuras, metáforas ou revelações de futuro, senão por exemplo, palavras e milagres manifestos.

E ainda que em toda a sua vida e mistérios de sua santíssima humanidade, nos deu o Senhor claríssimos documentos desta celestial doutrina, porque em todos nos foi Mestre, caminho e vida, contudo no altíssimo e dulcíssimo Mistério de seu santo Nascimento, nos abriu escola pública, donde com o exemplo, como diz S. Bernardo, nos está ensinando aquela doutrina, que pelo discurso de sua vida nos há-de pregar com a palavra: Iam clamat exemplo, quod praedicaturus est verbo; coepit enim Jesus facere et docere; porque as primeiras obras da sua vida foram as primeiras palavras da sua doutrina. (pp. 1-2, Proémio)

Anúncios

One Comment Add yours

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s