Como inquietar as flores

Gosto de fotografar flores porque elas estão quietas. Não se mexem, não fecham os olhos, não movem inesperadamente a cara nem as mãos . Gosto de fotografá-las também porque são o laboratório possível, disponível, para as minhas experiências de controlo e de conhecimento da máquina fotográfica. E gosto de editá-las, de revelar as cores e as formas que me chamaram a atenção, muitas vezes insólitas.

Estava um dia de sol quando tirei estas fotografias, logo depois do Natal. Saí de casa da minha mãe, tinha a máquina no carro, e entre dois jardins repeti algumas experiências entretanto falhadas e deitadas fora. Mas estas ficaram, além de outras, arrumadas em pastas que hão-de esperar por tempo livre suficiente. Não têm segredo nenhum… todos sabem tirar estas fotografias, potenciando os resultados, ainda assim sempre surpreendentes, da abertura de uma lente vulgar. Não são de mestre. São apenas bonitas.

São bonitas como as cores que tinham num dia de sol invernoso, revelando ainda humidade nos caules, nas sombras, no barro, nos frutos e nas sementes. Foi assim que as olhei, foi assim que vi nelas a beleza de todos os dias.

Anúncios

3 Comments Add yours

  1. Achei sempre que tinha pouca habilidade para fotografar. Vejo agora que estava errado. Afinal o meu problema nunca foi a pouca habilidade, mas sim a escolha dos alvos errados. Vi demasiados filmes do James Bond, para que me passasse pela cabeça fotografar objectos ou pessoas que não estivessem em constante movimento. Assim, como poderia eu obter fotografias que não saíssem tremidas ou com outras características que denunciam a fraca qualidade do fotógrafo que sempre fui. Hoje, sem máquina fotográfica, desculpo-me sempre com os pixels do telemóvel.

  2. Sara Augusto diz:

    Não há alvos errados, digo-te eu a sorrir. Há circunstâncias adversas. Conhecer bem a máquina fotográfica, controlar iso, abertura, velocidade e controlo de brancos, tudo isso ajuda. Bem, ter boas lentes também.
    E há telemóveis incríveis, não há? Dizem…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s