Onésimo, ele próprio

Onésimo Almeida JLO artigo de Luís Ricardo Duarte, publicado no Jornal de Letras em janeiro deste ano, com o título «Onésimo. A vida americana do prof. Almeida», deixou-me com um sorriso nos lábios.

«Às vezes, dá a impressão que Onésimo Teotónio Almeida vive em Portugal, tão frequente é a sua presença em colóquios, congressos, encontros, arguições de teses universitárias. E aqui é mais conhecido e popular, pelo ‘público’ em geral, como cronista e contador de histórias, ou mesmo de anedotas. Mas, homem dos dois lados do Atlântico, é muitíssimo mais do que isso. E o JL, de que é colaborador desde o primeiro ano, em vez de o receber em casa, desta feita foi visitá-lo e acompanhá-lo durante vários dias em Providence, nos EUA, para revelar mais a sua faceta de prof. da prestigiada Brown University, académico, investigador e filósofo – esta ‘sintetizada’ no agora lançado volume Utopias em Dói Menor, sobre o qual escreve Miguel Real» (p. 28), diz Ricardo Duarte.

Para além de contar a experiência universitária no ambiente rigoroso da prestigiada Brown University, o artigo conta-nos dos ritmos e dos interesses de Onésimo Teotónio Almeida. Fiquei a conhecê-lo melhor. Mas não acrescentou muito ao que eu já experimentei da alegria e do cuidado com que se aproxima das pessoas e se preocupa. Conheci o prof. Onésimo na Yale University. Voltei a reencontrá-lo em Budapeste e quando o cumprimentei, na recepção do hotel, demorou apenas uns segundos a localizar-me no tempo e no espaço. Depois de uma apresentação que não correu bem, por vários motivos, soube bem conversar com ele sobre muitas coisas e repor outras no devido lugar. Até hoje estão no lugar. E é com um sorriso que falo do que gosto e do que estou convicta e assim espero que continue durante mais tempo.

Por agora, tenho em mãos as Utopias em dói menor (Gradiva, 2012, JL, p. 30: «Os dias da prosa», de Miguel Real.).  Para me lembrar.

OA aOA & Sara

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s