As figuras de roca de S. Roque

Hoje sei que o sentido dramático é o que me prende a atenção no barroco. Essa constante representação, que atinge toda a arte e a literatura, é capaz de dar a ver um perpétuo movimento numa veste ondulante, numa metáfora, num verso, numa voluta desenhada na pedra.

figura de roca 2 sara augusto

Da mesma forma, essa figuração de lampejos de santidade, servindo de persuasão e manual de doutrina para os acompanhantes, marcou as grandes e as pequenas procissões religiosas, sobretudo após o Concílio de Trento. As procissões barrocas traziam para as ruas da cidade e do campo o esplendor dos espaços interiores. Cada andar representava uma micro hagiografia, com os adereços necessários à identificação do santos, podendo incluir também um cenário onde se incluía a figura.

Sempre me deixaram surpreendida estas figuras de roca. Lembro-me de parar junto às capelas onde se venera a Santa Cruz, levada por uma figura sofrida de Cristo, vergado pelo peso e pelo sangue da coroa de espinhos. A roupa pendia, solta, no corpo magro. São de madeira, articuladas para colocar no cenário, vestidas para os dias santos e de celebração. Já não vão em cima dos andores, já estão arrumadas em museus, em igrejas mais antigas, escondendo a sua facies marcada pela dor, pelo sofrimento, manchada de sangue e lágrimas.

figura de roca 1 sara augusto

Estas foram fotografadas no Museu de S. Roque, em Lisboa. O mesmo museu onde se inaugura esta sexta-feira, dia 27, pelas 18h, a exposição A encomenda prodigiosa: da Patriarcal à Capela Real de São João Batista, segundo núcleo de uma exposição maior com o Museu Nacional de Arte Antiga.

Nota: curiosamente o artigo da wikipédia não está mau. Verifiquem a ligação ao Portal da Arte.

Anúncios

2 Comments Add yours

  1. O texto da wikipédia esta referenciado em uma grande pesquisadora da história da arte luso-brasileira.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s