Corte de Roma

***

Ponho aos reaes pés de Vossa Magestade as observaçoens que foi em onze mezes de tempo assim sobre a cidade e corte de Roma, como sobre os mais dominios do Papa.

Dedicatória a D. João V, por D. Luís Caetano de Lima, 1722

No capítulo XVIII da sua Relaçam da Corte de Roma, escrita em 1722 a pedido de D. João V, Caetano de Lima  descreve os grandes palácios de Roma, começando pelo próprio Vaticano. Releio a transcrição com alguma emoção, convocando a memória de tantas visitas em que pude deambular com todo o tempo por um dos espaços mais importantes da história da civilização. Só não toquei na campainha do apartamento do Papa porque não tive coragem.

O edificio antigo, o qual corre ao norte, foi começado pello Papa Eugenio II no anno de 1145, e continuado por outros Papas, aos quaes servio de rezidencia quando largarão o Palacio de S. João de Laterão.
Compoem-se entre outras partes  mui principaes das 2 salas, Regia e Ducal; das nobres Cappellas de Xisto IV, e Paulo III, chamadas commummente Sistina e Paulina; os 2 grandes quartos de Pio IV, e de São Pio V, em que se vem differentes originaes de Rafael, de Julio Romano, de Guido Reni, de Domenichini, e Pedro de Cortona; do celebre corredor de Belvedere, em que se vé a grande Livraria Vaticana, posta neste lugar pello Papa Xisto V; da famoza galaria de Gregorio XIII, que corre por cima da dita Livraria, em cujas paredes estão reprezentadas geograficamente em grande ponto todas as Provincias de Italia e Estados de Avinhão; de hum copiozo almazem de armas no andar mais baixo do dito corredor, junto por ordem de Urbano VIII, e capaz de armar até quarenta mil homens, e entre ellas se guarda o colete de armas do General Austriaco Carlos de Bourbon, morto a pouca distancia do Vaticano na occazião do assalto de Roma; do pateo finalmente chamado tambem de Belvedere, [em] que estão as celebres estatuas de Laoconte, e de Antinoo com hum tronco de huma estatua de Hercules, no qual reconhecia Miguel Angelo Buonaroti hum tão grande primor da arte, que por elles estudava a escultura. Neste Palacio Antigo se costuma ajuntar o Conclave, e a Eleição e Escortinios se fazem na Cappella Sistina, celebre tambem pello quadro do Juizo Universal de Miguel Angelo Buonaroti, que lhe serve de retabolo.

(fl. 92v-93v)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s