The question

***

Hamlet observa a Horácio que há mais cousas no céu e na terra do que sonha a nossa filosofia. Era a mesma explicação que dava a bela Rita ao moço Camilo, numa sexta-feira de novembro de 1869, quando este ria dela, por ter ido na véspera consultar uma cartomante; a diferença é que o fazia por outras palavras.

Machado de Assis, A Cartomante, 1884.

Eu disse que a citação era de Machado; ele disse que era de Shakespeare… ambos com razão. Mas eu também me lembrei desta fotografia, tirada num fim de dia com céu turbulento.

There are more things in Heaven and Earth, Horatio, than are dreamt of in your philosophy… mais do que podemos imaginar. Contudo, algumas dessas coisas são-nos subitamente reveladas, seja numa metáfora insólita seja na incidência inesperada da luz.

Guardei esta fotografia. Faz parte de uma sequência de fotografias que já publiquei, mas esta ficou aqui, à espera.  Não tem conta as vezes que olho para este candeeiro, já nem o vejo… naquele dia foi só o que vi. Com a fachada da sé mergulhada na sombra, a luz iluminou-o. E vi-o… e consegui ver mais algumas coisas que existem entre o céu e a terra e estão para lá do nosso pequeno mundo. Há candeeiros e pessoas que ainda me surpreendem.

The question sara augusto

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s