Nos teus olhos (capriccio)

Os teus olhos são os meus olhos, como casas caiadas de fresco, lavadas da poalha dourada sobre o rio. O teu coração aquece-me a lembrança de tanto verde e azul e as rochas batidas do sol e das giestas são o teu corpo em que me deito e sacio de todas as horas em que não existes.

Amar-te-ia em todas as idades, sabes? Porque os teus olhos são os meus olhos, a porta para o meu mundo onde chove e faz sol na altura em que o meu corpo pede chuva e na altura em que caminho na areia quando a maré fica vazia e há conchas que contam viagens, as minhas e as tuas.

No final do dia, quando levantas os olhos ao cimo do monte… pensas em mim, e não importa o mar, nem o rio, nem o monte. E, se fechares um pouco os olhos, verás o rasgo das nuvens e a franja de luz na paisagem…

E, nesse momento, os meus olhos são os teus olhos, feitos de névoa sobre as águas do rio. O meu coração acorda-te a memória das palavras, uma a uma, e que podiam ser de qualquer cor, mas são rubras, e tocam o teu corpo com gestos antigos, e o branco daquelas pontes é o linho fino com que me sonhas no teu mundo.

No final do dia, quando levantas os olhos ao cimo do monte… pensas em mim, e não importa o mar, nem o rio, nem o monte, nem o mundo. E, se fechares um pouco os olhos, verás que o vale é o rio iluminado a oriente. E, sabes? Hás de sentir a força do leme, o vento nas velas e a madeira quente onde ficou o sabor da nossa pele e  a cor da seda.

© Sara Augusto, 2016, Caramulo.

_E7A2287

Advertisements

2 Comments Add yours

  1. Helena Gonçalves diz:

    Querida Sara, arrepiei até à pontinha dos cabelos! E estou de olhos mais que brilhantes! Tu és maravilhosa e os teus textos são fabulosos e as tuas fotografias são emocionantes… e tudo…

  2. Sara Augusto diz:

    Deixas-me sem palavras, Helena. Obrigada.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s