CV

Sara Augusto

Site: Sara Augusto

PDF

1. Fotógrafa.

Estudou fotografia no âmbito da Secção de Fotografia da Associação Académica da Universidade de Coimbra, frequentando workshops e formações, e faz parte da mesma Secção. Tem o Curso Profissional de Fotografia (Instituto Português de Fotografia, Porto), concluído em 2016.

2. Investigadora e docente no Centro Pedagógico e Científico da Língua Portuguesa, Instituto Politécnico de Macau.

Licenciada em Humanidades (Universidade Católica Portuguesa, 1991), Mestre em Literaturas de Expressão Portuguesa (Universidade de Lisboa, 1995, com a tese O Compêndio Narrativo do Peregrino da América de Nuno Marques Pereira), e Doutorada em Literatura Portuguesa (Época Moderna), com a tese A Alegoria na ficção romanesca do Maneirismo e do Barroco (Universidade Católica Portuguesa, 2005); pós-doutoramento em Literatura Portuguesa Barroca, Literatura de Viagens na época barroca: viagens de portugueses a Roma (Universidade de Coimbra, Universidade de Roma, 2007-2012).

Foi professora auxiliar convidada do Departamento de Letras da Universidade Católica Portuguesa, onde lecionou desde 1991 a 2007, no âmbito da Literatura Portuguesa e das Literaturas de Língua Portuguesa. Foi bolseira de Pós-Doutoramento da FCT com o tema “Literatura de viagens na época barroca”, entre 2007 e 2009, investigação que continuou enquanto Investigadora Auxiliar no Centro de Literatura Portuguesa, Universidade de Coimbra. Foi investigadora afeta ao Centro de Literatura Portuguesa e professora na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra entre 2009 e 2014.

Lecionou na Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica (Leiria), nos Cursos de Verão da Universidade de Coimbra, nos cursos Uniclássica (Foco) da Universidade de Lisboa (Literatura Brasileira), e realizou seminários de mestrado na Universidade do Porto, no campo da Literatura Barroca Portuguesa. Foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian (1987-1992), investigadora do CLCPB (Centro de Literatura e Cultura Portuguesa e Brasileira), e colaboradora do CLEPUL (Centro de Literaturas de Expressão Portuguesa da Univ. de Lisboa).

Atualmente é investigadora e docente no Centro Pedagógico e Científico da Língua Portuguesa, no Instituto Politécnico de Macau.

No âmbito das suas áreas de formação, de lecionação e investigação (Literaturas de Expressão Portuguesa, Literatura Portuguesa; Literatura Portuguesa do Maneirismo e do Barroco, Alegoria e Ficção barroca, Emblemática, Narrativa de viagem), apresentou trabalhos em conferências, congressos e reuniões científicas, em Portugal e no estrangeiro; e publicou artigos em atas e revistas nacionais e estrangeiras, além de capítulos em livros sobre as matérias já indicadas.

Publicações: Descrição da Cidade de Viseu, 1638 (Viseu, 2002), A Alegoria da ficção romanesca do Maneirismo e do Barroco (FCG/FCT, 2010), D. Francisco Manuel de Melo e o Barroco Peninsular (coordenação, CLP/IUC, 2010);  A Guerra Interior, do Padre Matias de Andrade, 1743 (CLP/Quartzo Editora, 2012).

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s